3 de Fevereiro de 2015

 

Na sequência da publicação de uma notícia veiculada por um sítio onde se refere “vários e mails e passwords de juízes e jornalistas foram divulgados por hackers…”, dando, assim, conta de um ataque informático à CCPJ, o Secretariado da Comissão, juntamente com a empresa informática que lhe presta assessoria, avaliou todos os elementos disponíveis.

Dessa avaliação concluiu-se, para já, que poderá ter havido um acesso indevido à sua aplicação, que poderá ter permitido a visualização e eventual cópia/reprodução de documentos digitalizados nela arquivados.

Feitas as adequadas avaliações técnicas, não se confirma que tenha sido conseguido o acesso aos registos informáticos individuais dos jornalistas.

Não foi a primeira vez que a CCPJ teve conhecimento de tentativas de acesso aos dados dos jornalistas, tendo sido, numa outra ocasião recente, apresentada participação criminal ao DIAP, procedimento que será repetido nesta ocasião.

Ao contrário do que é referido na notícia, o username e a password divulgados não existiam na base de dados da CCPJ, tendo sido criados pelos indiciados suspeitos. Esses elementos, a par da lista de usernames, passwords e e-mails divulgada, já devidamente testada pela CCPJ, não permitem o acesso à aplicação informática.

A CCPJ já procedeu a alterações na aplicação, trabalho que irá continuar nos próximos dias, para reforçar a segurança dos seus registos informáticos. Por esse motivo, o acesso à aplicação pode sofrer algumas perturbações.

 

O Secretariado