21 de fevereiro de 2020

 

Uma nova equipa de jornalistas iniciou as suas funções para o triénio 2019-2022, com uma nova presidente, pela primeira vez jornalista, com a preocupação de tornar mais interventiva a ação da CCPJ.

Ao fim de um ano de mandato, entendemos dever prestar contas do trabalho quotidiano desta Comissão, que tem como funções essenciais assegurar o reconhecimento do desempenho da profissão de jornalista, através da atribuição da carteira profissional, e o cumprimento do regime de deveres e incompatibilidades profissionais.

Nesse sentido, publicamos aqui um breve relatório das atividades desenvolvidas pela CCPJ entre janeiro e 2019 e janeiro de 2020.

Numa época de mudanças na comunicação social em todo o mundo e em que assistimos ao agravamento da crise no sector em Portugal, com a tendência de encontrar fontes de financiamento no mercado e a consequente tentação de diluir as fronteiras entre jornalismo e publicidade ou propaganda, a CCPJ é desafiada a ser proativa e ajudar a procurar soluções que não ameacem a independência e a função de serviço público que a comunicação social livre desempenha em democracia.

Um dos temas que nos tem ocupado com particular atenção tem sido o branding, ou seja, a tendência do mercado publicitário de “invadir” o território jornalístico com produtos que se confundem com notícias mas são comercialmente orientados – os chamados conteúdos patrocinados. Nesse terreno movediço, o jornalista corre o risco de escorregar para um ambiente de incompatibilidade, colocando em causa a sua independência e isenção.

Sendo a avaliação das incompatibilidades uma função desta Comissão, entendemos que era nossa função procurar linhas orientadoras para avaliar esse risco. Nesse sentido, pedimos ao Observatório da Comunicação (OberCom) um estudo sobre o impacto do branding e dos conteúdos patrocinados no jornalismo.

Convidamos-vos a ler este relatório, chamando a atenção para a última parte, relativa às tendências internacionais que podem servir de base para uma discussão nacional.

No ano que se segue, vamos prosseguir um trabalho de reflexão sobre alguns dos atuais desafios da profissão, estando a ser preparado com o OberCom um inquérito aos jornalistas sobre três grandes temas: infotainment, branding e desinformação.

O Secretariado da CCPJ