26/03/2025

 

A Associação Portuguesa de Imprensa em parceria com o Aveiro Media Competence Center e o Cenjor lançaram o projeto B-Digital Media, um programa formação certificado gratuito para os Media.

O B-Digital Media foi elaborado de forma a proporcionar uma experiência completa aos participantes, independentemente do seu nível de conhecimentos, conjugando de forma equilibrada componentes teóricas e práticas.

A eficácia da formação reside não apenas na transmissão de conhecimentos teóricos, mas também na aplicação prática desses conceitos em contexto real à escala da imprensa regional, onde a obtenção e análise de resultados de cada projeto merecerá uma atenção especial, pois é na obtenção de resultados que o esforço de todos deve estar focado.

A formação está assente numa organização sequencial lógica, funcional, em ambiente digital e presencial, com sessões síncronas online e presenciais, e com recurso aos métodos expositivo (participado), interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. Será proposto trabalho autónomo, com apoio à distância e em sala, e proceder-se-á à análise crítica dos trabalhos.

No final da ação, será emitido um Certificado de Formação Profissional nos termos da Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, que comprova a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações (extra-CNQ).

Para efeitos de conclusão da ação com aproveitamento e posterior certificação, o formando deverá cumprir uma taxa de assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária total, ressalvadas as situações em que, apesar daquele limite poder ser ultrapassado por motivo devidamente justificado, o(s) formador(es) considerar(em) que o formando atingiu os objetivos do curso e o formando obtiver avaliação positiva.

 

Primeiro curso:

Transformação digital para os media

Com o objetivo de facilitar a transição de suportes tradicionais para plataformas online, o curso aborda:

  • Transformação digital e redefinição de produtos;
  • Identificação do público-alvo e gestão de conteúdos multiplataforma;
  • Aplicação de ferramentas de inteligência artificial e melhores práticas.

 

Metodologia e calendário

A formação combina sessões online síncronas e um bootcamp presencial, totalizando 25 horas:

  • Sessões Online: 15 de abril a 6 de maio de 2025, das 18h30 às 22h30
  • Bootcamp Presencial: 17 de maio de 2025, das 9h30 às 18h00

 

Inscrições e certificação

As inscrições decorrem até 8 de abril de 2025.

Para mais informações visite o site oficial do B-Digital Media.