10/12/2024
A presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, Licínia Girão, participou numa sessão de esclarecimento promovida, no dia 27 de novembro, pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT).
A sessão, especialmente dedicada aos estudantes de Comunicação Social, teve como propósito, por um lado, esclarecer os futuros profissionais da atividade jornalística de como se acede à profissão, sobre os normativos legais que a regem e o funcionamento da própria CCPJ. E, por outro, debater alguns dos desafios que enfrentam atualmente os jornalistas em presença de uma acelerada alteração da forma como se produzem e acede a conteúdos informativos.
Foram abordadas questões fundamentais em torno da ética e deontologia jornalística, a transformação digital no setor e os desafios enfrentados pelos jornalistas num contexto de crescente desinformação. Os alunos aproveitaram a oportunidade para colocar questões, nomeadamente sobre as condições de acesso e de trabalho na área, a influência das redes sociais no jornalismo e o papel do jornalista na mediação entre a verdade e as narrativas polarizadas.
Refletiu-se ainda sobre as precárias condições em que os jornalistas estão em muito casos a exercer a profissão, que não só se tem revelado difícil para os profissionais no que respeita à sua própria sobrevivência e saúde mental, como poderá colocar em causa a isenção, rigor, independência e credibilidade do jornalismo.
Certamente que o debate contribui para o desenvolvimento das competências que se espera que os estudantes de Comunicação Social venham a adquirir e que serão o garante da continuidade do exercício do jornalismo praticado de forma livre, isenta, rigorosa e confiável no nosso país.