Encontros nacionais da CCPJ tiveram início em Coimbra
Questões levantadas pelos participantes demonstram que o Jornalismo necessita de uma intervenção maior por parte dos jornalistas
A primeira sessão dos Encontros nacionais da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) realizou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, proporcionando um pioneiro encontro entre jornalistas de órgãos de comunicação social desta Região, estudantes, académicos e outras pessoas com interesse pelo Jornalismo e pela atividade jornalística. A sessão reuniu mais de meia centena de participantes, de forma presencial ou à distância por teleconferência e destinou-se, num primeiro momento, a apresentar a missão da CCPJ, seguindo-se um debate sobre o “Jornalismo que temos e que Jornalismo queremos” e as preocupações com os “jornalistas de hoje a caminho do amanhã”.
Os participantes levantaram questões aos elementos presentes do Secretariado e Plenário da CCPJ relacionadas com a legitimação da Carteira Profissional, com o acesso à profissão, significado, relevância e financiamento da CCPJ, os “novos modelos” de Jornalismo e o sentido atual da atividade jornalística.
Jornalistas, estudantes e académicos pronunciaram-se também sobre a importância de a CCPJ se tornar um organismo ainda mais próximo dos jornalistas. Foi, inclusive, sugerida a criação de delegações da CCPJ em diversos locais do país.
Em jeito de balanço, ficou claro, entre todos, que os jornalistas deverão manifestar uma cada vez maior disponibilidade para participar no debate público em torno da regulamentação da atividade jornalística, de propostas para que se proceda a alterações legislativas com o objetivo de tornar as leis ligadas à comunicação social mais eficientes, adequadas à realidade atual e da que se prevê que seja o futuro do Jornalismo e dos jornalistas.
Os Encontros irão seguir em itinerância estando marcada para o dia 15 de dezembro a realização da segunda sessão na Universidade do Minho, em Braga.
O Plenário da CCPJ
Siga a CCPJ no Linkedin.