12/05/2025
Por considerar tratar-se de matéria relevante para a classe jornalística, a CCPJ divulga, a pedido do Professor Associado Paulo Nuno Vicente, um inquérito no âmbito do Estudo sobre a Aplicação de Inteligência Artificial no Jornalismo em Portugal, promovido pelo Fundo Europeu para os Media e Informação (EMIF), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado cientificamente pela Universidade Nova de Lisboa.
“Está a decorrer o Estudo sobre a Aplicação de Inteligência Artificial no Jornalismo em Portugal, uma iniciativa financiada pelo Fundo Europeu para os Media e Informação (EMIF), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e coordenada cientificamente pela Universidade Nova de Lisboa, em parceria com sete instituições de ensino superior.
Este estudo visa compreender de que forma a Inteligência Artificial está a impactar os processos jornalísticos em Portugal, identificando práticas em curso, desafios éticos e profissionais emergentes e novas oportunidades estratégicas para o setor.
Os dados recolhidos servirão de base à elaboração do Livro Branco sobre a IA no Jornalismo em Portugal, que procurará informar políticas públicas e decisões estratégicas no ecossistema dos media. A sua participação é, por isso, fundamental para garantir que a perspetiva dos profissionais do jornalismo é representada.
O questionário é anónimo, confidencial e cumpre integralmente o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). O tempo estimado de preenchimento é de apenas 5 minutos.
Prazo para participação: 15 de junho de 2025
Aceda ao questionário aqui: https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/ia_jornalismo
Em caso de dúvidas, pode contactar o coordenador científico do estudo, Prof. Paulo Nuno Vicente (Universidade Nova de Lisboa), através do e-mail: iajornalismo@fcsh.unl.pt “