26/05/2025

 

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) acaba de lançar a mais recente edição do Prémio de Jornalismo, cujas candidaturas vão estar abertas até 26 de junho. A iniciativa pretende distinguir e premiar os melhores trabalhos jornalísticos sobre oncologia nas áreas da prevenção, diagnóstico, tratamento e desenvolvimento científico, reconhecendo o importante papel dos jornalistas e da comunicação social no esclarecimento, divulgação e sensibilização da comunidade para as questões relacionadas com o cancro.

O Prémio de Jornalismo 2024 vai atribuir um montante global de 15.000 euros aos melhores trabalhos a concurso. O valor será distribuído pelas categorias Audiovisual (televisão e rádio) e Imprensa (imprensa e internet), cujos vencedores recebem 7.500 euros cada.

Podem concorrer ao Prémio de Jornalismo 2024 todos os jornalistas habilitados com carteira profissional e que tenham publicado trabalhos na área de oncologia, em língua portuguesa, num meio de comunicação nacional, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024. O Prémio só aceita candidaturas de um máximo de três trabalhos por jornalista e, no caso das candidaturas coletivas, as equipas a concurso não podem ultrapassar os três elementos. 

Tal como nas edições anteriores, o painel de jurados do Prémio de Jornalismo 2024 é  presidido pelo antigo Ministro da Educação Marçal Grilo e conta com a contribuição de Maria do Céu Machado, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, Pedro Pita Barros, Professor de Economia da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa, António Granado, jornalista e cocoordenador do mestrado em Comunicação de Ciência na Universidade Nova de Lisboa, e Dulce Neto, Editora Executiva do Observador.

Para mais informação sobre o regulamento e o processo de candidatura, clique aqui.