06/03/2024
A campanha “O teu voto conta! Diz não à desinformação” pretende ajudar os cidadãos a distinguirem conteúdos, jornalistas e sites verdadeiros dos falsos.
No início do atual ciclo eleitoral, revela-se imperativo exercer uma vigilância atenta em relação à desinformação, particularmente a que circula nos meios digitais, de forma a proporcionar escolhas bem informadas no momento do voto. A proliferação de narrativas falsas para influenciar a opinião pública foi uma prática política comum ao longo da História. No entanto, embora as informações enganosas e notícias fabricadas tenham antecedentes em diversas cronologias e geografias, observa-se nos últimos anos uma dimensão sem precedentes no que diz respeito à sua frequência e alcance, mesmo em contextos democráticos consolidados. Nesta fase de campanha eleitoral, diferentes indivíduos de diferentes esferas fazendo uso particularmente das redes sociais podem promover a disseminação massiva de informações deliberadamente falsas, visando manipular a opinião pública e angariar apoio eleitoral para uma ou outra corrente política, trazendo, assim, uma vulnerabilidade à democracia portuguesa que, em 2024, assinala o 50º aniversário da Revolução de Abril.
Com objetivo de sensibilizar os cidadãos sobre a importância de lançar um olhar crítico aos conteúdos que circulam na internet e não acreditar em desinformação, o projeto MediaTrust.Lab lança uma campanha de sensibilização nos dias que antecedem as eleições. “O teu voto conta! Diz não à desinformação”, campanha pensada sobretudo para as redes sociais, nomeadamente o Instagram, vai contar com conteúdos educativos e pistas práticas para ajudar os cidadãos a entenderem as dinâmicas dos conteúdos informativos e desinformativos, a distingui-los e verificarem informações duvidosas, e a saberem se uma pessoa ou se um meio que se apresentam como jornalista ou jornalístico realmente o são.
O MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas é um projeto em curso no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior, participado da Universidade de Coimbra e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Desenvolvimentos deste comunicado em https://mediatrust.ubi.pt/mediatrust-lab-lanca-campanha-de-sensibilizacao-em-periodo-eleitoral/