Lisboa, 3 de Agosto de 2018

 

O Instituto de Defesa Nacional (IDN) vai promover, entre 1 de Outubro e 11 de Janeiro de 2019, o XII Curso de Segurança e Defesa para Jornalistas (XII CSDJ 2018) que terá lugar nas suas instalações em Lisboa e no Porto.

O CSDJ tem por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros e futuros quadros ligados ao jornalismo e à comunicação, numa perspetiva de aprofundar a sua cultura de segurança e defesa. 

O CSDJ parte de uma abordagem integrada e global que enquadra a complexa problemática dos conflitos modernos, numa perspetiva geral da segurança e defesa, passando pelas questões da atualidade em matéria de política e defesa nacional, das articulações da segurança cooperativa e do próprio papel dos media num ambiente de conflito armado.

 

Objectivos:

  • Promover o conhecimento e a reflexão esclarecida sobre as questões do âmbito da segurança e da defesa;
  • Sensibilizar os auditores para o conceito alargado de segurança;
  • Promover o conhecimento, aprofundar a capacidade crítica e desenvolver a cultura de segurança e defesa, como bases para o desempenho de futuras funções de responsabilidade numa perspetiva de comunicação pública;
  • Proporcionar contacto direto com a realidade das estruturas de segurança e defesa nacional.

 

Destinatários:

Formandos, titulares de formação e/ou experiência profissional na área da comunicação social, comunicação pública, ciências da comunicação e jornalismo. 

Podem candidatar-se ao CSDJ cidadãos nacionais e cidadãos oriundos de outros países com vínculo académico ou profissional à comunicação pública e cujo currículo profissional dê garantias de habilitação suficiente para a sua frequência.

 

Estrutura e Funcionamento:

O XII CSDJ 2018 decorre em regra às segundas-feiras da parte da manhã, ao longo de cerca de três meses, em regime presencial, e decorre em simultâneo nas instalações do Instituto da Defesa Nacional em Lisboa e no Porto.

O CSDJ está organizado em módulos, abrangendo as seguintes áreas: o Quadro Geral da Segurança e Defesa; a Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia; a Política de Defesa Nacional, a Segurança Cooperativa; o Papel dos Media em Conflitos Armados; e a Análise de Casos de Estudo e Discussões Dirigidas. Para além destes módulos, para os quais se conta com a participação de reputados especialistas em conferências, painéis e debates, o curso inclui a realização de trabalhos práticos e de visitas de estudo a órgãos diretamente relacionados com a segurança e defesa.

O CSDJ é frequentado pelos auditores em regime de tempo parcial, com exceção dos dias de abertura e de encerramento do curso e de visitas de estudo (casos em que o respetivo programa se prolonga normalmente durante todo o dia), sendo obrigatória a participação em todas as atividades constantes do programa de atividades do curso.

 

Prazo de candidatura:

O período para apresentação de candidaturas individuais à frequência do XII CSDJ 2018 decorre entre 11 de Junho e 14 de Setembro de 2018.

 

Propina:

Para a frequência do XII CSDJ 2018 é devido o pagamento de uma propina única no valor de 100,00 Euros pelos auditores individuais admitidos.

 

Para mais informações consulte o Regulamento.